Dúvidas
Frequentes

Voos domésticos nacional ou para a América do Sul, é necessário apresentar documento original, com foto e em bom estado e dentro do prazo de validade, o que vale, inclusive, para a Carteira Nacional de Habilitação.

  • Os documentos aceitos para viagens nacionais são:
  • Carteira de Identidade
  • Passaporte
  • Carteira de trabalho
  • Carteira de motorista (válida e com foto)
  • Carteiras de conselhos regionais e federações trabalhistas (OAB, Crea, CRM, Fenaj etc.).
  • Carteiras emitidas por órgãos públicos federais (a exemplo dos vários Ministérios).

 
Para voos internacionais, você pode precisar do passaporte e até do visto,
se for o caso.

Em voos nacionais, é precisa fazer o check-in pelo menos uma hora antes
 
Em voos internacionais é aconselhável chegar pelo menos duas horas antes do horário de embarque.

Os tamanhos podem variar de acordo com cada empresa. Mas para qualquer companhia nacional, em voos domésticos, podemos considerar que 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade, uma dimensão ideal.

Avianca:
É necessário que a bagagem não exceda as medidas citadas acima, tendo 115cm no total. Também é permitido embarcar com um item pessoal de 100cm, com as seguintes medidas 45 cm de largura, 35 cm de altura e 20 cm de profundidade.
 
Azul:
É permitido o embarque de apenas um volume com peso máximo de 10 kg e limite de tamanho de 115 cm, somando-se altura, largura e profundidade da mala. Segundo a empresa, itens pessoais como bolsas, pastas, laptops e até compras nas lojas do aeroporto devem ser colocadas dentro da bagagem de mão.

Gol
A empresa permite bagagens de no máximo de 55 cm de altura, 40 cm de largura e 25 cm de profundidade e peso de até 10 kg. Além disso, é permitido levar a bordo artigos pessoais como bolsa, mochilas ou laptops
 
Latam
O peso máximo da bagagem de mão varia de acordo com o voo e a tarifa 10kg para econômica e 16kg para tarifa Premium Economy ou Premium Business. Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Também é permitido levar um artigo pessoal abaixo do assento dianteiro (exceto se estiver em algum assento posicionado em saída de emergência ou nas primeiras filas), tais como: uma bolsa; um bolsa para notebook; uma bolsa para bebê.
 
As dimensões máximas do artigo pessoal devem ser 45 x 35 x 20 cm (comprimento, altura e largura).

Procure o balcão da sua companhia aérea e entrar na fila do “check-in” do seu voo.

Caso esteja em território nacional, basta fazer um Boletim de Ocorrência declarando perda ou roubo, o boletim pode ser feito na delegacia, ou online. É possível viajar com B.O.s emitidos em um prazo de até 60 dias antes da viagem.

Em caso de viagens com Bagagens, na hora do check-in, você vai despachar as malas grandes, mas você tem direito a levar uma mala de mão e uma mochila, desde de que caiba embaixo do acento, junto com você no avião. O tamanho e o peso da mala dependem de cada companhia aérea.

Em voo com escala, embora você vá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, o avião terá como itinerário uma ou mais cidades antes do destino final.
 
Já o voo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

O check-in é a confirmação de que você está lá e vai fazer a viagem. Ele também pode ser feito pela internet ou nos totens no aeroporto.

Ainda no check-in o funcionário da companhia aérea vai te entregar seu cartão de embarque contendo algumas informações importantes: o número e horário do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos.

Em voos nacionais é permitido levar alimentos e bebidas, mas em casos de voos internacionais não existe algumas restrições, o ideal é consultar as regras do aeroporto em que você irá desembarcar.